O curso é estruturado em seis tópicos, distribuídos ao longo dos semestres, que atendem tanto aos alunos que almejam o trabalho profissional quanto aos que apenas procuram um hobby. O equilíbrio entre a teoria e a prática é a característica principal do programa de ensino, que objetiva conduzir o aluno ao melhor aproveitamento possível, deixando-o preparado para as mais diversas situações encontradas no contexto musical.

As seis partes que compõem o estudo da guitarra são:

Conhecimento do braço: Leva o aluno a localizar com agilidade e confiança as notas no braço do instrumento, o que proporciona mais facilidade na formação dos acordes, arpejos e escalas. O domínio é de extrema importância para o inicio de uma vida musical de sucesso.

Técnica: Neste estudo, o objetivo é trabalhar as duas mãos por meio de estudos específicos, como palheta alternada, sweep, ligados, entre outras, para ampliar a habilidade do aluno na execução musical.

Harmonia: Prática específica com os acordes. Mais do que conhecê-los, é necessário saber o que fazer com eles: onde aplicar, quais as possibilidades de substituições, funções, etc.

Improvisação: O músico precisa estar apto a improvisar.  Neste assunto, vale a mesma regra aplicada ao conhecimento dos acordes: não adianta saber todas as escalas e arpejos se não conseguir aplica-los. O objetivo deste estudo se baseia na relação entre os acordes, escalas, arpejos, construção de frases, motivos rítmicos e melódicos.

Leitura:  Cada vez mais, o mercado exige que o músico de qualquer instrumento tenha domínio sobre tal tema. Mesmo se a pretensão não for a carreira profissional, o assunto é essencial para a facilidade de compreensão no que diz respeito à linguagem musical.

Repertório: O objetivo principal de todo músico ou de quem quer iniciar seus estudos na música é, enfim, tocar as canções. Trabalhar e desenvolver o repertório é o grande intuito deste tópico.

Automaticamente, todos as outras partes já citadas (leitura, técnica, conhecimento de braço, harmonia e improvisação) se reúnem e são exercitadas neste quesito.